segunda-feira, 26 de março de 2012

"Sons pela cidade"



Este ano, 2012, Lisboa arrancou com música. Esta iniciativa, inédita, da Câmara Municipal de Lisboa e da Orquestra Metropolitana de Lisboa – OML.
As pessoas que vivem ou trabalham em Lisboa podem desfrutar, gratuitamente, de concertos onde serão apresentadas grandes obras musicais e grandes autores, como Elgar, Rossini e Grieg, entre tantos outros.
Este iniciativa “Sons pela cidade”,  tem  como objectivos aproximar a música erudita a novos públicos e dar a conhecer reportórios e artistas, em espaços não habituais, neste tipo de apresentação, e mais periféricos no circuito cultural da capital, estabelecendo desta forma um elo de aproximação com as juntas de freguesia de Lisboa, que acolhem os concertos, apoiando esta iniciativa.
Os “Sons pela cidade” regressam no fim de Março, mais precisamente nos dias 30 e 31, terminando a 1 de Abril. A OML irá “levar música clássica aos bairros e freguesias” desta cidade.
Segundo a organização este é um projecto que “tem por base uma lógica de descentralização cultural”.
O lema “Música de excelência nos bairros de Lisboa” será apresentada pela Orquestra Metropolitana, contando com duas formações. A primeira pela Orquestra Académica Metropolitana será dirigida por Jean-Marc Burfin que, por sua vez, interpretará  obras de Copland e Milhaud.
A segunda, por um recital de harpa por Stéphanie Manzo que interpretará obras de Tournier, Debussy, Pescetti.
A primeira parceria decorreu em Janeiro. Esta chegará, também, às freguesias de Alcântara, Santa Maria dos Olivais e São Domingos de Benfica. Relembremo-nos de que esta iniciativa decorrerá, também, no próximo mês de Maio.

Programa
30 de Março, 21:30h
Junta de freguesia de Alcântara: Orquestra Académica Metropolitana;
31 de Março, 17:00h
ADCEO (Antigo cineteatro da Encarnação), Bairro da Encarnação: Orquestra Académica Metropolitana;
1 de Abril, 17:00h
Centro Cultural João das Regras, São Domingos de Benfica: Orquestra Metropolitana de Lisboa
 

















(Fonte da imagem: google)




Por: Barnabé Sousa


Sem comentários:

Enviar um comentário